[SPOILER] Garota Exemplar: suspense surpreendente com Ben Affleck

Nesta matéria, temos o prazer de trazer a resenha sobre o novo longa-metragem de David Fincher, que chega hoje, dia 2 de outubro, aos cinemas de todo o Brasil. Garota Exemplar é uma adaptação do livro homônimo, que conta a história de um marido que vira suspeito do desaparecimento de sua mulher, quando não há nenhuma prova que evidencie o contrário.

ALERTA DE SPOILERS! Antes de darmos prosseguimento, queremos avisar que toda crítica contém informações cruciais para que haja o desenvolvimento da opinião, portanto pode ser que você leia alguns detalhes sobre a trama que acabem prejudicando o aproveitamento do filme.

O roteiro de Garota Exemplar gira em torno do desaparecimento da belíssima e misteriosa Amy (Rosamund Pike) no dia em que ela faria cinco anos de casada com Nick Dunner (Ben Affleck). O marido responsável e que aparentemente não tem nada a esconder, avisa a polícia sobre o ocorrido e tenta contribuir da melhor forma para encontrar a esposa.

Todavia, sob a pressão da polícia e da imprensa, a imagem desse casamento perfeito começa a desmoronar. Logo, suas mentiras e seu comportamento estranho fazem todo mundo começar a perguntar: será que Nick Dunner matou sua mulher?

Lento no começo, incansável até o final

Sem precisar revelar muito, podemos dizer que tudo que é contado no trailer e na sinopse não passa da introdução do filme. Essa história do sumiço de Amy e os problemas que Nick Dunner enfrentará são mostrados talvez nos trinta primeiros minutos.

É importante ressaltar, contudo, que a introdução de Garota Exemplar é um pouco arrastada e meio óbvia. Levando em conta que já temos uma noção antes de assistir ao filme, as informações apresentadas no começo não chamam tanto a atenção.

Há aqui, no começo da película, alguns detalhes importantes que são aproveitados ao longo da trama e servem para começar a trabalhar com o imaginativo da plateia, mas que só são resgatados posteriormente, sendo provável que o espectador fique um pouco impaciente pela demora em ver algo realmente revelador.

Relacionamento perfeito e cheio de mistérios. Fonte da imagem: Fox Movies

Relacionamento perfeito e cheio de mistérios. Fonte da imagem: Fox Movies

O desenvolvimento do romance entre Amy e Nick se encaixa muito bem no filme, apesar de ser uma relação não muito convencional. O casal se esforça para viver um romance bem hollywoodiano, com direito a frases inimagináveis e ideias que só existem em filmes. A ideia, no fundo, acaba sendo muito boa, já que é para mostrar um relacionamento misterioso.

Passada essa meia hora inicial, o filme dá uma virada total e começa a bombardear informações e cenas que começam a fazer sentido e deixar o espectador empolgado. O ritmo e as novidades apresentadas garantem que as duas horas e trinta minutos de película passem sejam muito proveitosas.

Bem diferente do que você pensa

O jeito como o filme foi construído não é novidade, já que intercala momentos entre presente e passado. O diferencial mesmo é que o longa-metragem volta no tempo para apresentar outros fatos da história, o que leva o espectador a repensar sobre o ocorrido e tentar identificar um culpado depois de já ter como certo quem seria o responsável.

Revelando segredos para desvendar o caso. Fonte da imagem: Fox Movies

Revelando segredos para desvendar o caso. Fonte da imagem: Fox Movies

Depois de muito ir e voltar, o roteiro de Gillian Flynn (que é a escritora do livro, então não há do que reclamar nesse sentido) foca em um viés principal e conduz o espectador na resolução do caso. A parte boa é que mesmo após descobrir o todo do caso, o filme ainda consegue surpreender.

Há muitos personagens que existem ali apenas para criar o universo, portanto vamos nos ater aos que realmente são importantes. O filme não tem muitos coadjuvantes, mas a irmã (Carrie Coon) de Nick faz bem sua parte, o que é de suma importância, já que ela conduz muitos diálogos. Quanto aos principais, as atuações são convincentes.

Ben Affleck se sai excepcionalmente bem, encenando muito bem o papel do marido que não se importa e fica sem reação diante de tal situação, com a cara de pau de conseguir acobertar bem seus segredos. Agora, quem surpreende mesmo é a intérpreta da garota desaparecida, Rosamund Pike, que demonstra versatilidade ímpar, mesmo aparecendo apenas em uma cena ou outra.

Atuação de primeiro de Ben Affleck. Fonte da imagem: Fox Movies

Atuação de primeiro de Ben Affleck. Fonte da imagem: Fox Movies

É válido ainda colocar em pauta as situações expostas no filme. A verdade é que mesmo parecendo algo impossível, o tipo de crime cometido na trama acontece na vida real. Muitos dramas apresentados são palpáveis e colocam o espectador para refletir um bocado. O longa não peca ao retratar a polícia e a mídia, já que ambos são personagens presentes nesses casos.

No fim das contas, Garota Exemplar é brilhante. Dá para afirmar que é um dos melhores filmes do ano e mais um que vem para honrar a carreira de Fincher. Se você puder, confira no cinema e evite distrações.

Comentários

--------------------------------------------------------------------------------

PROCURANDO POR LEGENDAS?
LEGENDAOFICIAL.COM

As melhores legendas para filmes e séries!

--------------------------------------------------------------------------------